top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Quando o filho se porta bem “lá fora” e em casa é desafiante


Seguramente que muitos pais se identificam com a seguinte situação: na escola, em casa dos avós ou nalgum evento social, os filhos comportam-se lindamente, mas em casa são desafiantes.


A que se deve esta discrepância comportamental?


Antes de mais importa definir o que é um “bom” ou “mau” comportamento. Por vezes utilizam-se frases por hábito ou modelagem de outros pais, quando o significado que se quer atribuir não é exatamente o mesmo.


Pois bem, como não há crianças “boas”, “más” ou até mesmo “difíceis”, tampouco as há “bem” ou “malcomportadas”. Há sim crianças que estão num processo específico de desenvolvimento e aprendizagem, no seu próprio ritmo, com uma evolução distinta.


Bem, mas voltando à questão central do artigo, quais os motivos que levam uma criança a ter um comportamento mais desafiante em casa, quando, em contextos exteriores, é uma criança tranquila e enternecedora?


Esta disparidade comportamental deve-se a dois principais motivos.


O primeiro deve-se ao facto de, quando as crianças estão fora de casa compreendem que há certos códigos sociais e regras a seguir. Naturalmente, isto faz com que se comportem melhor aos olhos dos outros.


Um outro motivo é o facto de a casa ser um lugar seguro e as crianças sentirem-se num ambiente de confiança, em que se sentem amadas e com maior liberdade de experimentar, ser eles próprios e sobretudo sentir e deixar fluir as suas emoções.


Em suma, a casa é um lugar em que as crianças podem ser elas próprias e isso significa que, à partida, têm um espaço que lhes permite conhecerem-se melhor e na qual se sentem confortáveis para colocar à prova as suas habilidades e experienciar as ideias que passam pela sua mente.


61 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Como ajudar os jovens a lidar com a frustração

Quando os jovens se sentem frustrados é crucial entender a fonte da frustração e ajudá-los a desenvolver mecanismos saudáveis para lidar com ela. Várias são as situações que podem causar frustração no

Comentários


bottom of page